top of page

Como ter acesso a métodos anticoncepcionais pelo SUS ou pelo plano de saúde...

  • Foto do escritor: Paulo Alexandre
    Paulo Alexandre
  • 26 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura

Se você é uma mulher bem informada, muito provavelmente sabe da enorme variedade de métodos anticoncepcionais disponíveis no mercado. E sabe também que é fundamental consultar o seu ginecologista para decidir qual é o método mais indicado para você. O que talvez você não saiba é que é possível obter vários tipos de contraceptivos de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou através dos planos de saúde particulares. E não são só os mais populares —como camisinha e pílula. DIU, diafragma e até injeção anticoncepcional fazem parte dessa lista.


Essa é uma informação importante para quem, na hora de escolher o método contraceptivo, acaba optando pelo que é mais em conta e deixa de cogitar opções que poderiam pesar mais no bolso —mas que também podem ser soluções mais eficazes para quem quer evitar a gravidez.


Como a camisinha é o único método capaz de prevenir ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), além de evitar a gravidez indesejada, a maioria dos médicos costuma indicar o uso dela aliado a algum outro método. Conheça os contraceptivos disponíveis no posto de saúde mais perto de você ou via planos de saúde e não deixe a falta de informação —ou de grana— privar você de usar o método mais adequado.


Métodos disponíveis no SUS Atualmente, o SUS deve distribuir ou realizar gratuitamente:

Camisinhas (feminina e masculina)

Anticoncepcional oral combinado (pílula)

Minipílula

Pílula do dia seguinte

Anticoncepcional injetável (mensal e trimestral)

Diafragma

DIU de cobre

Laqueadura

Vasectomia


Fonte UOL


Imagem: Priscila Barbosa

Veja mais em



Comentários


bottom of page